Na década de 60 o mundo estava no auge da guerra fria, nos cinemas, James Bond lotava as salas de exibição com os filmes da série 007. Esses dois eventos foram decisivos para Leonard Stern e David Susskind, associados a Mel Brooks e Bucky Henry criarem a série de humor, que mais tarde se transformaria em Cult, Agente 86 (Get Smart). A idéia era simples: fazer uma parodia das aventuras de 007 com o intuito de mostrar o quão estúpida e inútil era a guerra fria. Desde então foram 5 temporadas que continuam a ser exibidas até hoje e continuará a ganhar fãs, pois é impossível resistir ao encanto e ao charme da série.
Na série Maxwell Smart, imortalizado pelo ator Dom Adams, é o principal agente da organização secreta "do bem" C.O.N.T.R.O.L.E e sob as ordens do "Chefe", luta para frustrar os planos da K.A.O.S. Para as suas missões, Smart utilizava um sem numero de armas e instrumentos completamente inúteis e extremamente divertidos, que iam desde o clássico Sapatofone até o impagável Cone do silêncio. Claro, Smart não seria nada sem sua fiel e eficiente parceira: a Agente 99 (Barbara Felton). Vários outros agentes aparecem ao longo da série, que se estendeu durante 5 temporadas e acabou sendo cancelada em 1970 devido á baixa audiência.
Outros personagens:
- Chefe: interpretado pelo ator Edward Platt, era o chefe e amigo de Smart. Sempre foi referido na série pelo codinome "Chefe", mais tem seu nome verdadeiro revelado em um episódio da primeira temporada: Thadeus
- Agente k-9: era o cão de Smart que também trabalhava para a C.O.N.T.R.O.L.E;
- Agente 13: vivido pelo ator Dave Ketchum, era o agente azarado que sempre atuava escondido (dentro de um guarda-roupa ou de um sofá, por exemplo) e sempre se queixava de nunca ser o centro das atenções;
- Hyme: Um Robô criado pela K.A.O.S que acaba se afeiçoando a Smart, que era o único que o tratava com dignidade;
- Agente Larabee: Vivido por Robert Karvelas, era o atrapalhado assistente do Chefe. Conseguia o primor de superar Smart em suas palhaçadas.
O piloto (único episódio rodado em preto e branco) foi recusado pela ABC, pois na trama os vilões queriam explodir a estatua da liberdade, e acabou sendo comprado pela NBC. Nessa emissora a série teve seu auge criativo e de publico. Quando a audiência começou a cair em 69 a CBS assumiu o programa que acabou sendo cancelado em 1970. Nesse tempo a série ganhou sete Emmys, dois para o programa e três para o ator Dom Adams. Desde então houveram muitas tentativas de ressuscitar a série, com filmes ou até com novas versões do programa, nenhuma delas realmente deu certo.
No inicio do ano tivemos uma atualização do programa com o filme Agente 86, onde Steve Carrel vive Smart enquanto a atriz Anne Hathaway dá vida a 99. O grande acerto do filme é ser fiel à obra original, atualizando apenas o necessário. É uma grande oportunidade para as novas gerações conhecerem a série. Vale dizer que a primeira(e melhor) temporada do programa está nas lojas, pelo preço médio de 120 reais. Na TV a cabo, a TCM exibe o programa de segunda a sexta ás 20h30.
Enfim, um clássico, uma das melhores e mais influentes comedias que a TV já produziu. Simplesmente imperdível para todo amante de séries que se preze. *
24 de março de 2009 às 12:52
Passa lá no Parada que tem um presentinho pra você...
www.parada-ob.blogspot.com
Abraços...
2 de novembro de 2010 às 13:37
quem quizer parceria entre em contato
www.mercadoamigos.com.br pagerank 3
andersonf_rj@hotmail.com