"Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva"


Quando surgiu em 1982 nos cinemas, Blade Runner foi um lançamento quase esquecido. Foi um dos casos mais simbólicos da arrasadora interferência dos estúdios sobre as obras dos cineastas. Ridley Scott(diretor) foi obrigado a fazer bruscas alterações que iam desde uma desnecessária narração em off, até a modificação completa de seu final, com a inclusão de uma cena do filme O Iluminado, com o intuito de eliminar as interrogações deixadas em seu desfecho. Como resultado disso o filme demorou um bom tempo para ganhar seu reconhecimento. Hoje podemos afirmar sem duvida alguma que Blade Runner é uma verdadeira Obra Prima, um clássico da mais alta estirpe e um dos filmes mais influentes e cultuados da década de 80.

O filme foi baseado na obra Androids Dream of Electric Sheep? de Phlip K. Dick. A adaptação ficou por conta de David Peoples e Hampton Fancher. No elenco temos Harrison Ford, Rudge Hauer(em uma interpretação antológica do líder dos replicantes), Sean Young entre outros. No inicio do século XIX, é desenvolvido uma espécie de robôs chamada de replicantes, que são utilizados como escravos na colonização de outros planetas. A situação muda quando um grupo de replicantes fazem um motim em uma colônia fora da terra. De forma que tais espécies acabam sedo consideradas inimigas sob pena de morte. A historia do filme tem inicio quando um ex-policial(interpretado por Harrison Ford) é convocado para matar cinco replicantes que chegam a terra.

Durante a projeção a historia vai ganhando linhas de profundidade cada vez maiores, com implicações filosóficas riquíssimas. Cenas como a da morte da replicante Zhora(Joanna Cassidy) enquanto corre sobre vitrines e a de Roy Batty, enquanto profere a antológica frase que deixei em destaque, são exemplos do quanto que esse filme é fabuloso. Atente também para a brilhante trilha sonora composta por Vangelis.

A dica é a seguinte: para compreender o filme em sua essência prefira a versão do diretor que foi originalmente lançada apenas em 92. As Caixas de DVD geralmente possuem as duas versões. Para ver o Trailer clique aqui.


Cotação: 100


Posts Relacionados

23 Comentários:

  1. Luccannus - Jesum Christum est semper!  

    Mais uma resenha hein? Blade Runner é O clássico, com certeza.
    Não tenho outra palavra p/ descrevê-lo, a não ser essa: excepcional.
    Desse jeito, acabo virando fã de carteirinha do seu blog rapaz. Para de fazer essas resenhas dahoras! :) uahua

    Abção irmão. Fique com Deus, na Paz.

  2. Jonatas Fróes  

    Esse filme é perfeito. É uma enorme cadeia de paradoxos tecnológicos complexos que até hoje nos deixam confusos e embasbacados. E pensar que fizeram toda a cenografia futurista com maquetes de isopor!!!

    Foi bastante importante para a música também. Muitas bandas se inspiraram nessa película para produzir seus discos, capas de cds ou até mesmo criar o nome para seu grupo. Vide Os Replicantes, ícone punk brasileiro da década de oitenta.

    Junto com Laranja Mecânica, esse é o filme mais precioso da minha pequena coleção hehehe xD

    []'s

    Musikaholic

  3. Anelise  

    Nunca assisti Blade Runner, mas deve ser ótimo, vou procurar!

    ^^*

  4. Anônimo  

    Tb numca assistir Blade Runner, deve ser bom pelo q vc falo...mas a letra tava muuuito pequena...chega doeu minha vista...

    Assinado pelo neófito mas distinto blog: http://chip-novo.blogspot.com/

    e

    http://malagueta101.blogspot.com

  5. Jonatas Fróes  

    Poxa cara, eu ia comentar em um outro post porque já havia comentado nesse e não queria te prejudicar. Mas descobri que já comentei em todos os seus posts hahahahahaha... Acho que sou um dos seus leitores acíduos.

    Então to registrando a passagem novamente.

    []'s

    Musikaholic

  6. Stella Barbosa :)  

    parece ser legal :)
    beijos *-*

  7. Cientista louco  

    Adoro esse filme mesmo tendo comprado ele como ação e odiado a primeira vez que eu o vi mas depois de umas 3 vezes eu adoro Blade runner simplesmente fenomenal
    e parabens pelas suas resenhas

  8. Rosangela A. Santos  

    não vi..

    até mesmo pelos comentarios parece ser muito bom ..

    realmente eu preciso ver .. rs

    abç..

    http://moemaemdebate.blogspot.com/

  9. Carlos:  

    tenho que assistir ainda...mas pelo visto o filme promete...^^

  10. Giselle Rayane  

    Gosteei do blog!
    e neem assisti ainda! :D



    mundovegetal.zip.net/

  11. Bia Nascimento  

    ainda não vi...
    parece legal!
    Voltarei mais, gostei do seu blog!!

  12. Guilherme Amado  

    Olá,
    Recomendo para leitura a análise que a Beatriz Resende, estudiosa da relação entre literatura e o cinema, escreveu.

    Abaixo, trecho do artigo.

    Blade Runner, de Ridley Scott, produzido em 1982, inspira-se numa obra de ficção científica: Do androids dream of electric sheep?, de Philip K. Dick. Nem toda a importância deste cult-movie foi percebida no momento de sua exibição. Já estavam postas aí as principais questões que povoarão o debate sobre a crítica ao Modernismo, o Pós-Modernismo. Espaço, raça, gênero e classe estão em debate, e a ótica sob a qual os temas são tratados é radicalmente inovadora. A metrópole babelizada do futuro onde se passa a ação é um espaço ocupado por uma população multicultural. Já é uma “cidade global” como caracteriza o cientista brasileiro Octavio Ianni, em 1996:

    De tanto crescer pelo mundo afora, a cidade global adquire características de muitos lugares. As marcas de outros povos, diferentes culturas, distintos modos de ser podem concentrar-se e conviver no mesmo lugar, como síntese de todo o mundo. A cidade pode ser um caleidoscópio de padrões e valores culturais, línguas e dialetos, religiões e seitas, modos de vestir e alimentar, etnias e raças, problemas e dilemas, ideologias e utopias.

    Abs

  13. ROBINSON ROGÉRIO  

    realmente um grande clássico

  14. Morgana  

    bom é um filme clássico!
    ainda num se porque não o vi
    kkkkkkk
    já ouvi falar muito..
    parece ser bom..
    vou dar uma conferida^^
    abraço!

  15. DuDu Magalhães  

    Eu não curto muito esse tipo de filme, prefiro comédias e tals!

  16. Anônimo  

    Blade Runner é, sem dúvida, um clássico obrigatório na estante de todo mundo. Na minha ainda não pela falta de dinheiro... mas vai vir, com certeza.
    E o grande Ridley Scott, quem diria, agora fazendo declarações sobre o filme do Banco Imobiliário. Pode?

  17. Jonatas Fróes  

    Valeu pela visita no Musikaholic!

    Respondendo ao seu comentário: Ainda não tá confirmado R.E.M em BH, mas estão cogitando essa possibilidade. Vai depender da banda. O que se sabe é que teremos 5 apresentações no país, 2 em Sampa, uma em Porto Alegre, as outras duas ainda estão em aberto. Pode ser que em Sampa seja apenas uma, o que deixa 3 lacunas ai (provavelmente Brasilia, BH e Rio).

    []'s

    Musikaholic

  18. Plínio  

    Adoro ficções científicas, as antigas principalmente, mas ainda não assisti o blade runner , toda vez escolho outro. já li uns 500 textos falando dele ... desse fds não passa assisti-lo-ei

  19. Diego Rodrigues  

    Um dos que fazem parte da Trindade do Cinema de Ficção-Científica. Os outros dois são 2001 e Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Acabei de inventar isso da Trindade - tô lendo muito Liga da Justiça.

  20. Rafael Carvalhêdo  

    NOssa! Sou um cinéfilo de carteirinha, mas nunca assistia Blade Runner. Depois deste post e de perceber que o assunto tratado pelo filme é de extremo interesse para mim, estou simplesmente louco para vê-lo.

    Ótimo post, e mais ainda a discussão.

    www.ponto-d-vista.blogspot.com

  21. Rodrigo Souza  

    Um dos melhores SciFi ever! Boa lembrança!

  22. João Cappello  

    Excelente filme, um dos melhores, e minha modesta opinião.

  23. Laura Gelbecke  

    dos meus filmes preferidos de TODOS OS TEMPOS!

Postar um comentário